FEBRE AMARELA: população do Sul e Sudeste deve buscar vacina
14/02/2019 15:30 em Novidades

Por Aline do Valle

Se você mora nas regiões Sudeste ou Sul do país, ou vai viajar para alguma delas, deve estar vacinado contra a febre amarela. De acordo com o Ministério da Saúde, essas áreas registram circulação do vírus e têm baixos índices de pessoas vacinadas.

No Sudeste, quase 37 milhões de pessoas não estão protegidas contra a Febre Amarela. No Sul, aproximadamente 13 milhões de pessoas nunca tomaram a vacina, embora essa seja a forma mais eficaz de proteção contra a doença.

Quem viaja para essas duas regiões e ainda não foi vacinado, precisa ser imunizado pelo menos 10 dias antes da viagem. UMA ÚNICA DOSE DA VACINA DA FEBRE AMARELA PROTEGE PARA O RESTO DA VIDA. A vacina é distribuída mensalmente a todos os estados e ao Distrito Federal e pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade. No ano passado, o Ministério da Saúde distribuiu 32 milhões de doses da vacina para todo o território nacional. Lembre-se: a vacina é segura.

De acordo com o último boletim epidemiológico, de julho de 2018 a 7 de fevereiro deste ano, foram notificados 834 casos suspeitos de febre amarela.  679 foram descartados, 118 permanecem em investigação e 37 foram confirmados. Nove pessoas morreram.

COMENTÁRIOS