Repercutiu satisfatoriamente em toda Alta Sorocabana a solenidade inaugural da Z.Y.H.7, Rádio Presidente Venceslau. A inauguração aconteceu no dia 18 de novembro de 1946, na edifício da Associação Comercial que lhe serve de sede, a Rádio Presidente Venceslau. Embora a solenidade se realizasse inesperadamente, porquanto a autorização para a referida emissora entrar oficialmente no ar chegou naquele mesmo dia, no período da manhã, grande foi a massa popular que compareceu aquele local para assistir aquelas festividades.

 

Estiveram presentes: Demétrio Carvalho de Toledo, Juiz de Direito da Comarca, Carlos Platzeck, Miguel Brisola de Oliveira e Oséas Filho, acionistas da emissora e Zwinglio Ferreira, Cândido de Almeida e Antônio Ribeiro da direção e redação deste jornal, Abrahan Carneiro, representante da Folha de Presidente Venceslau.

 

Também participaram José P. da Costa Cardoso, advogado do Forum local, membros da indústria e comércio do município, Prof. Armando de Oliveira Campos diretor e alunos do Externato Caetano de Campos, do povo em geral, teve o lugar o ato inaugural que foi iniciado com Cântico do Hino Nacional pelos alunos do Liceu Caetano de Campos.

 

A seguir, Rodrigues Nenê – diretor artístico e comercial da estação, apresentou ao público rádio ouvinte a emissora de Presidente Venceslau, declarando o seu prefixo que é Z.Y.H.7 e sua freqüência que é 1510 quilociclos.

 

 

Á Rádio Presidente Venceslau Ltda

(Saudação proferida pelo Dr. Zwinglio Ferreira, no dia da inauguração da Rádio Presidente Venceslau Ltda., em nome da GAZETA)

 

Seja esta saudação a expressão mais profunda do contentamento de que se acha possuído o coração da imprensa desta terra pelo teu aparecimento: Rádio Presidente Venceslau Ltda. Vens hoje com teus potentes transmissores trazer um pouco mais de luz, um pouco de animo e de esperança ao coração e ao espírito da nobre gente que habita nestas plagas sertanejas. Sentimos que a tua vinda representa a consagração do esforço deste povo, que luta por ocupar um lugar digno no seio da comunidade pátria e da civilização. E é porque estamos integrados nesta luta pelo progresso de Presidente Venceslau, que podemos avaliar o quanto significa o teu aparecimento em nosso meio.

 

Vens nos encontrar em plena marcha de trabalho para construção ou ressurgimento de uma mentalidade nova na coletividade Venceslauense.

 

Vens ao nosso encontro no momento em que a imprensa desta terra, com a maior lealdade e veemência possíveis, proclama e defende com todo o ardor os postulados sagrados da DEMOCRACIA, LIBERDADE, DIREITO E JUSTIÇA.

 

E por isso que te recebemos, RÁDIO Presidente Venceslau Ltda., com o coração transbordando de satisfação, porque sabemos, de antemão, que vais integrar esta luta pela defesa do povo, dos seus direitos de servir o próprio povo.

Neste trabalho que hoje inicias, sob os olhares simpáticos e esperançosos da população local, de difusão do seu valor, da sua capacidade criadora e do seu patriotismo, temos mais do que certeza de que não fugiras aos princípios que devem nortear a tua vida de lealdade e honestidade!

 

Sim porque aqueles que falam em nome do povo nunca devem esquecer de que o povo é sempre sincero e leal no seu modo de viver!

 

Imprensa e Rádio se completa nesta obra de defesa e esclarecimento do povo portanto, como companheiros mais velhos nesta arrancada gloriosa de difusão e de defesa do pensamento popular, trazemos-te Rádio Presidente Venceslau Ltda, no dia da tua inauguração e nesta hora que tua onda potente corta pela primeira vez os céus do Brasil e da América do sul, o abraço fraternal da imprensa desta terra e, particularmente, do semanário A GAZETA, traduzido nele os sinceros e ardentes votos para o teu progresso, para o teu engrandecimento e para que a obra que vai realizar redunde na grandeza de Venceslau, de São Paulo e do Brasil!