Offline
Garoto de 4 anos está na UTI após ser picado por escorpião em Venceslau
Novidades
Publicado em 16/01/2019

Um menino de quatro anos de idade foi picado por um escorpião na tarde deste domingo (13) em Presidente Venceslau. De acordo com informações apuradas pelo PORTAL BUENO, o garoto deu entrada na Santa Casa e teve um choque anafilático e apresentava dificuldades em respirar devido a reação do veneno do animal.

O garoto teve que ser entubado e foi transferido na tarde do último domingo em estado grave para o Hospital Regional – HR de Presidente Prudente onde permanece em tratamento.

A criança, segundo familiares, estava em sua residência localizada no bairro Jardim Sumaré quando foi picado pelo escorpião. Ele foi encaminhado até o Pronto Socorro de Presidente Venceslau e posteriormente, transferido para o HR.

Em nota enviada ao PORTAL BUENO na tarde desta terça-feira (15), o hospital informou que "o paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI) recebendo os cuidados da equipe médica e multiprofissional. Neste momento, o seu estado de saúde é considerado grave."

Alerta em Venceslau
O caso do garoto serve de alerta para as autoridades públicas de Presidente Venceslau tomarem providências com relação a fiscalização de terrenos abandonados e maior controle na limpeza de ruas e avenidas da cidade.

Há inúmeros relatos de venceslauenses que encontraram escorpião em terrenos e ruas da cidade. Cabe aos setores competentes da administração municipal atenção maior e organizar ações para combater o problema.

O que fazer se for picado por escorpião?
As picadas de escorpião já são responsáveis por mais mortes no Brasil do que as picadas de cobra. Encontrados em áreas urbanas, os escorpiões se reproduzem com facilidade e costumam se abrigar da luz escondidos sob pedras, entulhos, lenha, material de construção, encanamentos, dentro de calçados e roupas, no interior das casas e em seus arredores.

Em caso de picada, a orientação de especialistas é de que a pessoa procure o serviço médico mais próximo para que a dor seja controlada e, em casos necessários, o soro seja administrado.

Quais os sintomas da picada?
Segundo a médica Ceila Malaque, do hospital Vital Brazil, logo após o acidente ocorre dor no local da picada, que pode ser de forte intensidade ou, em alguns casos, apenas uma sensação de formigamento no local da picada.

"Com menor frequência, a pessoa que sofreu a picada pode apresentar manifestações como: vômitos, suor pelo corpo todo, aumento dos batimentos cardíacos, salivação aumentada, falta de ar, pressão arterial baixa. Essas manifestações sistêmicas aparecem de minutos a poucas horas após a picada. Essas alterações sistêmicas são observadas com maior frequência em crianças que em adultos".

Como é feito o tratamento?
O tratamento depende das manifestações que o paciente apresenta. No caso do quadro local, que é a grande maioria, o tratamento é voltado para controlar a dor, e as medicações utilizadas dependem da intensidade da dor.

Malaque explica que nestes casos não há necessidade de administrar o antiveneno (o soro específico). Somente quando o paciente apresenta as manifestações sistêmicas o antiveneno está indicado, além de outras medidas de suporte a vida.

Existe algum tratamento caseiro?
Não existe tratamento caseiro para a picada de escorpião.

Aplicar gelo na picada pode ajudar?
Sobre o gelo, um método divulgado na internet, Malaque faz um alerta: "O gelo não deve ser utilizado no local da picada porque piora a dor. O uso de calor local (morno e não quente) às vezes pode auxiliar no manejo da dor".

As informações de cuidados de saúde são do site Bem Estar.

Comentários