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Feriados nacionais podem causar perdas de R$ 284,7 milhões ao varejo da região em 2024
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Publicado em 30/01/2024
Valor estimado é 6,9% menor do que projetado para ano passado, considerando que quatro datas cairão em fins de semana, reduzindo número de “pontes”
REGIÃO - DA REDAÇÃO de O Imparcial de Presidente Prudente
Os feriados nacionais e as pontes deste ano podem ocasionar, ao comércio varejista da região de Presidente Prudente, uma perda total de R$ 284,7 milhões — montante 6,9% menor do que o previsto em 2023. O principal motivo para o impacto menor é que, neste ano, quatro feriados cairão em fins de semana, reduzindo também o número de “pontes”. A estimativa é da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
Das cinco atividades analisadas, duas devem registrar aumento das perdas em comparação ao ano passado: lojas de vestuário, tecidos e calçados, com uma alta de 4,5%, atingindo prejuízo de R$ 15,8 milhões, e farmácias e perfumarias, com crescimento de 3,9%. Dentre os possíveis fatores que explicam esse resultado, está a alta taxa de crescimento do faturamento de ambos os segmentos, o que resulta em aumento na média diária de vendas — e, assim, mesmo com menos feriados em dias úteis, o volume de perdas acaba crescendo.
Por outro lado, a retração das lojas de móveis e decoração deve ser de 26%, caindo para R$ 5,2 milhões. Essa queda significativa pode ser justificada pelo fato de esse segmento apresentar o menor faturamento, de maneira que é comum que ocorram grandes variações porcentuais. Em números absolutos, a maior redução deve ser observada no grupo de supermercados, ao passar de uma perda estimada em R$ 132,8 milhões, em 2023, para R$ 121,7 milhões, em 2024.
As perdas do grupo de outras atividades, em que predomina a venda de combustíveis, devem passar de R$ 101,5 milhões, em 2023, para R$ 90,8 milhões, neste ano, uma queda de 10,5%.
"Os feriados são um assunto importante a ser discutido, pois impactam toda a população anualmente, especialmente os comerciantes. Vale ressaltar que o Sincomércio [Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região] disponibiliza em seu site a convenção coletiva de horário, que determina os dias e horários em que o comércio está autorizado a funcionar. A abertura em horários especiais é garantida pela convenção coletiva de trabalho e horário, a qual estabelece as regras trabalhistas acordadas entre o sindicato patronal e dos empregados”, afirma o presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis.
Entenda o estudo
O estudo da Fecomércio tem por objetivo mensurar uma possível redução de movimento no comércio varejista, considerando um desempenho médio sem observar características sazonais e regionais. Os cálculos levam em conta uma perda parcial nas vendas no dia e não a totalidade.
"O propósito do estudo não é mensurar a transferência de renda. É evidente que, durante feriados e pontes, as famílias gastam mais com atividades do setor de serviços, como transporte, bares e restaurantes. Isto é, se de alguma forma o comércio pode ser prejudicado, o turismo, por exemplo, ganha fôlego nesses períodos", explica a federação.
Considerando que a expectativa da Fecomércio é de que o varejo da região de Presidente Prudente tenha faturado R$ 16,5 bilhões em 2023, o prejuízo de R$ 284,7 milhões, se confirmado, representa 1,7% da receita anual do setor. Trata-se de uma perda relativamente pequena, mas não desprezível.
O estudo analisou apenas os segmentos mais sensíveis à compra por impulso, por serem os que sofrem pelo consumidor não passar em uma loja naquele dia após o almoço, ou no fim do expediente, para comprar algum produto. No caso do comércio de bens duráveis — veículos e eletrodomésticos, por exemplo —, as compras geralmente são programadas, ou seja, se o consumidor não adquirir durante o feriado, ele comprará em outro dia, não havendo, portanto, perda para o comércio.
Como amenizar as perdas
"O calendário está posto e todos sabem com antecedência, não havendo qualquer surpresa. Os empresários que lidam com redução de consumo nos feriados, ou até fechamento do negócio, devem montar estratégias para conseguir faturar a meta do mês nos outros dias de mais movimento", orienta a entidade.
De acordo com a federação, uma maneira de aumentar ganhos é atrelar a venda a um benefício no setor de serviços, ou seja, o consumidor compra um produto e ganha uma atração — como ingresso para cinema e parque no feriado. Para isso, é necessário fechar parcerias. Outra alternativa é oferecer descontos mais agressivos nos dias que antecedem o feriado.
Foto: Maurício Delfim Fotografia
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