Mulheres de Areia foi um novelão exibido originalmente há 30 anos e que marcou gerações e gerações de noveleiros. A trama de Ivani Ribeiro volta à grade de programação da Globo nesta segunda (26), substituindo Chocolate com Pimenta, e aqui a gente lista 11 fatos e curiosidades para você não perder esse clássico da teledramaturgia.
Gloria Pires interpreta as gêmeas Ruth e Raquel, a boa e a má, em um trabalho aclamado pela crítica e pelo público.
Segundo o site Memória Globo, para filmar as cenas em que as gêmeas atuavam juntas, o diretor Carlos Magalhães pesquisou a técnica da duplicação de imagem. A inovação foi a junção dessa técnica ao Memory Head, um cabeçote de memória do computador que guarda o movimento de câmera e o reproduz no momento de se utilizar o chromakey, no qual o fundo azul é substituído por outra imagem.
Gloria também contou com a ajuda da dublê Graziela di Laurentis, que fez a abertura de Anjo Mau, outra novela protagonizada por Gloria Pires.
Gloria Pires demorou a aceitar o papel, pois sua filha Antônia estava com 4 meses. Mas sinopse do folhetim a conquistou e ela levou a menina para o trabalho para poder amamentá-la.
A trama foi um remake também assinado por Ivani Ribeiro, um mix de duas tramas da autora, Mulheres de Areia (1973) e O Espantalho (1977), exibidas na Tupi e na Record, respectivamente. A primeira versão da novela foi protagonizada por Eva Wilma.