Offline
Alunos da rede municipal de ensino de Rosana soltam 10 mil peixes de espécies nativas no Rio Paraná
Novidades
Publicado em 21/06/2023

Atividade foi realizada no Balneário Municipal e contou com participação de 400 estudantes de 7 a 14 anos. Por Bruna Bonfim, g1 Presidente Prudente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rosana (SP) realizou a soltura de 10 mil peixes juvenis de espécies nativas no Rio Paraná, nesta terça-feira (20).

A atividade foi feita no Balneário Municipal e contou com a participação de 400 alunos da rede municipal de ensino, com idades entre 7 e 14 anos.

A soltura dos animais faz parte do projeto "Junho Verde", que tem como objetivo promover a conscientização ambiental entre as crianças e repovoar a fauna aquática da região.

Os peixes juvenis soltos possuem de 10 a 12 centímetros e são de espécies nativas do Rio Paraná, como pintado, dourado, pacu, piracanjuba, piapara, piau, piau sil e curimba.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente de Rosana, Amarildo Machado Valadão, todos foram comprados pela Administração com intuito de conscientizar a população infantil sobre a importância de proteger os rios Paraná e Paranapanema, que banham a região.

“Nosso objetivo é fazer a educação ambiental com as crianças. A gente quer que elas participem diretamente da soltura, para terem o contato direto”, disse o secretário.

Como é feita a soltura
Ainda segundo Amarildo, todo o processo de liberação dos peixes foi realizado no Balneário Municipal de Rosana e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros.

“São várias bacias que a gente coloca, o peixe vem, eles são armazenados ali com oxigênio, tudo dentro da temperatura. São colocados em baldes e esses baldes são levados até a água. Nós escolhemos o Balneário até para a segurança das crianças, bem raso, bem limpo e transparente, por ser prainha”, informou ao g1.

Além da conscientização, a soltura dos alevinos também foi feita para sanar algumas reclamações de pescadores locais, segundo o secretário.

“Nós temos até uma reclamação de que, após a Usina Hidrelétrica, muitos pescadores profissionais e o pessoal que gosta da pesca esportiva reclamam que o peixe sumiu, que está acabando. A gente vem fazendo essa parte, que é pequena, mas já vai conscientizando a população que temos que proteger e fazer o melhor para os rios, que tem vida, que traz beleza”, enfatizou Amarildo.
Ainda durante as atividades do projeto Junho Verde, a secretaria de meio ambiente realizou a soltura de balões biodegradáveis com sementes de vegetação nativa, para promover o reflorestamento ambiental.

Foto: Prefeitura de Rosana

Comentários