Foto: Petr David Josek / AP
Sir Nicholas Winton, Kt., MBE (nascido Nicholas Wertheim; Hampstead, 19 de maio de 1909 – Slough, 1 de julho de 2015) foi um britânico que organizou o resgate de 669 crianças em sua maioria judias na antiga Checoslováquia, antes delas serem deportadas para campos de concentração nazistas, salvando-as da morte certa em 1939, antes do início da Segunda Guerra Mundial. Por seus feitos foi muitas vezes chamado de “Schindler britânico”, em referência a Oskar Schindler.
No aniversário da rainha, em 1983, foi nomeado membro da Ordem do Império Britânico por seu trabalho na instalação de asilos da sociedade Abbeyfield na Grã-Bretanha e, em 2002, elevado a cavaleiro pela rainha Elizabeth II em reconhecimento ao seu trabalho no salvamento das crianças.[Nicholas Winton foi agraciado com a Ordem de Tomáš Garrigue Masaryk, Quarta Classe, pelo Presidente Checo em 1998. Nicholas Winton encontrou-se novamente com a Rainha durante a sua visita de Estado que ela fez à Eslováquia, em outubro de 2008.No mesmo ano, Nicholas Winton foi homenageado pelo governo checo de várias formas: uma escola de ensino elementar em Kunžak recebeu seu nome e foi agraciado com a Cruz do Mérito do Ministério da Defesa, Grau I.[7]
Foi indicado pelo governo checo para o Prêmio Nobel da Paz de 2008. O asteroide 19384 Winton foi nomeado em sua honra pelo casal de astrônomos checos Jana Tichá e Miloš Tichý. Por ter antepassados judeus, Winton não foi agraciado no quadro de Justos entre as Nações.