Kantar IBOPE Media lança uma edição especial de pesquisa para quem deseja anunciar no rádioO Rádio evoluiu junto com a tecnologia e extrapolou seu tradicional formato para estar em todos os ouvidos, olhos e palmas das mãos, seja no dial, podcast, via streaming ou nas mais diferentes telas. Uma das principais descobertas é que o Rádio foi consumido por 83% da população das 13 regiões metropolitanas auditadas de abril a junho de 2022, o que representa um incremento de 3 pontos percentuais em relação a 2021 – e entre esses ouvintes, 58% afirmam consumir na mesma medida ou com maior intensidade em relação aos últimos 6 meses.
O consumo médio diário entre os ouvintes de Rádio é de 3h58. Vale destacar que o consumo fora de casa subiu consideravelmente: no carro, o índice subiu de 24% no segundo trimestre de 2021 para 30% em 2022; em outros locais, elevação de 10% para 12%; no trajeto, subiu de 8% para 9%; e no trabalho o crescimento foi de 2% para 3%. Outra característica marcante do meio é a confiabilidade. 56% dos ouvintes dizem que confiam no meio para se manterem informados, o que representa um crescimento de cerca de 20% entre 2017 e 2022.Por apresentar uma programação diversa, com opções de notícias, músicas, variedades e humor, o Rádio oferece um amplo cardápio aos seus ouvintes e possibilita diferentes reações ao ser consumido. Os dados da Kantar IBOPE Media revelam que 57% dos brasileiros acreditam que o meio é marcante como uma boa fonte de informação; 55% afirmam se emocionar através da música/esportes/religião, 38% enxergam o Rádio como um companheiro e 35% o veem como um parceiro para a diversão. O perfil predominante entre ouvintes é de indivíduos entre 30 e 49 anos (42%), das classes AB (44%) e C (41%).O Rádio continua sendo um importante canal para a publicidade. 37% dos ouvintes que lembram ter ouvido propagandas já compraram ou pesquisaram produtos apresentados em anúncios no meio, especialmente em cinco categorias: supermercados/ hipermercados/ atacadistas, restaurantes/ lanchonetes, lojas de departamento, medicamentos em geral e serviços financeiros.Por tudo isso, o volume de inserções tem aumentado ano após ano; cresceu 16% de janeiro a junho de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020 e mais 25% de janeiro a junho de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. Os formatos comerciais mais utilizados são os de até 30 segundos: as inserções de 5 segundos subiram 47%, os comerciais de 15 segundos 13%, e dos de 30 segundos 24%.